A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Educação

Ontem assisti a uma entrevista do Sr. Cristovam Buarque no programa do Abujamra.
Como é bom ouvir um político, no Brasil, defender a educação. Desde que tomei conhecimento de um discurso feito por ele em 2000, sobre a internacionalização da Amazônia (discurso esse que foi publicado nos maiores meios de comunicação dos Estados Unidos e Japão, mas, curiosamente, não foi publicado no Brasil.) me torn

ei um admirador de sua ideias. Ao ser questionado sobre uma matéria vinculada a veja na qual dizia que ele era um grande homem, mas um péssimo administrador, pois quase não fez obras em Brasília no período em que foi governador, ele respondeu o seguinte: Obras qualquer um faz. É só abrir uma licitação e pagar às pessoas certas. O que fiz por Brasília foi mais difícil que construir monumentos superfaturados. Hoje, se você for a Brasília e precisar atravessar uma rua, os carros param para você. Quase não se vê lixo nas vias públicas. O que fiz por Brasília foi mudar o pensar das pessoas.
Como nosso Brasil carece de pensadores. Políticos que exaltam a cultura e não o populismo. Pessoas que nos fazem acreditar que é possível, que o Brasil ainda tem jeito.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Armas urbanas

Petrópolis já não é a mesma cidade dos meus tempos de criança. Dada a minha estatura, as ameaças da vida urbana não me afetavam diretamente como hoje. Sempre fico apreensivo e assustado quando chego à cidade de Pedro e me deparo com numero enorme de possíveis agressores portando armas com tons diversos. Sou forçado a esgueirar-me pelas suas calçadas largas como um sociofóbico em meio a multidão. Cabeça sempre baixa; passos curtos e esperando sempre o pior. Sinto-me como se estivesse em meio a um tiroteio esperando por uma bala perdida. Quando menos espero, num pequeno momento de distração, eis que o pior acontece. Sou surpreendido por uma lança, parecida com aquelas da idade média, que vem de encontro aos meus olhos. O que fazer? Jogar a velha no chão e chutar-lhe as costelas? Haverá um tempo em que esses guarda-chuvas serão classificados como arma branca e seu uso dependerá de um curso de capacitação e um exame psicotécnico. Enquanto isso não acontece, eu darei um conselho: Em dias chuvosos sempre saia de casa com óculos escuro e, se alguém estranhar, diga que são seus óculos especiais a prova de guarda-chuvas.