A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cada figura.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Endereços de internet esgotaram.

Endereços de internet esgotaram.

8 de Junho será o Dia Mundial do IPv6

2011-02-03
Nova geração de IPs testada a 8 de Junho
Nova geração de IPs testada a 8 de Junho
As moradas de IP, que identificam um determinado computador na rede, esgotaram hoje, quando as autoridades que gerem a internet repartiram as últimas. O aumento explosivo do número de internautas e de novos dispositivos e de endereços são as principais causas. Há mesmo quem diga que para algumas zonas mais saturadas, como a Ásia, poderão mesmo não conseguir a entregar novas moradas.

Qualquer computador ou servidor web precisam de um endereço de IP para poderem mover-se dentro de uma rede. Os seres humanos fixam melhor os nomes de páginas, como cienciahoje.pt, por exemplo, mas as máquinas têm mais facilidade em assimilar números (como 193.137.196.165, a morada deste jornal).
Tal como acontece com os automóveis, quando a rede começou a encher-se de máquinas estabeleceu-se um sistema que as dotasse com uma matrícula – o IPv4. Actualmente, o IPv4 oferece quase 4.300 milhões de combinações. São milhões, mas terminaram. O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma autoridade que gere a internet, repartiu hoje os últimos lotes.

Tal como acontece com os automóveis, quando a rede começou a encher-se de máquinas estabeleceu-se um sistema que as dotasse com uma matrícula – o IPv4. Actualmente, o IPv4 oferece quase 4.300 milhões de combinações. São milhões, mas terminaram. O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma autoridade que gere a internet, repartiu hoje os últimos lotes.

Entretanto, uma nova geração de IPs, baseada em 128 bits, em teoria, é capaz de gerar um número infinito de combinações de endereços – o IPv6. No entanto, surge um problema: o IPv6 e o IPv4 não são compatíveis entre si e uma máquina com uma versão antiga não conseguirá comunicar com a mais moderna. Algumas organizações já estão a discutir se vão adoptar o IPv6 nas suas redes, segundo um estudo recente levado a cabo pelo Comissão Europeia.

O Google, Facebook e outras páginas populares na internet vão configurar os seus sites para funcionar, durante 24 horas, de acordo com as regras do IPv6, novo modelo de protocolo de internet que substituirá o actual IPv4. A iniciativa foi organizada pelo grupo Internet Society e prevê que grandes sites da web testem a nova geração de IPs, a 8 de Junho, data nomeada como “Dia mundial do IPv6”.

Terramoto do Japão pode ter afectado eixo da Terra

Terramoto do Japão pode ter afectado eixo da Terra

Estudo preliminar de instituto italiano indica alteração de dez centímetros

2011-03-14
Terramotos mais próximos dos pólos afectam mais eixo de rotação da Terra
Terramotos mais próximos dos pólos afectam mais eixo de rotação da Terra
O terramoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão na passada sexta-feira pode ter afectado o eixo de rotação da Terra, que se deslocou entre dez e quinze centímetros, segundo um estudo preliminar do  Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), em Itália. Trata-se de uma mudança que pode interferir ligeiramente na duração dos dias, pois a rotação da Terra acelerou 1,6 microssegundos. 
 
O INGV, que estuda os diversos fenómenos sísmicos registados na Itália desde 1999, referiu que o impacto deste terramoto sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior que se conhece. "Foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", disseram os especialistas do instituto italiano. 
De acordo com Margaret Glasscoe, do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL), da NASA , as alterações no eixo da Terra ocorrem pois os terramotos alteram  a distribuição da massa no planeta e, consequentemente, a velocidade da sua rotação.

Quanto mais próximo aos pólos, maior o impacto dos tremores no eixo de rotação da Terra. Por isso, o terremoto de Sumatra, em 2004, próximo ao Equador, causou uma mudança menor que o tremor chileno, embora tivesse sido de maior intensidade.

O terramoto que ocorreu, em Fevereiro de 2010, no Chile também surtiu o mesmo efeito, ao alterar o eixo em oito centímetros e diminuir a duração do dia em 1,26  microssegundos, segundo os cálculos da NASA.

Embora um microssegundo, que equivale a uma milionésima parte do segundo, não tenha qualquer relevância para o quotidiano das pessoas, pode ter um impacto significativo para operações de grande precisão. Richard Gross, também do JPL, exemplicou este impacto, dizendo que um erro de microssegundos nos computadores terrestres  pode alterar quilómetros nas instruções enviadas aos robôs da NASA, em Marte.

hang cousin's best of 2 hang duo 2010

Kseniya Simonova desenhos sobre areia

A puta velha pedindo aposentadoria (chico anysio no jo)

Chico Anysio - Mundo Moderno - Programa do Jô

Dub FX, Soothe Your Pain

Use filtro solar

Use filtro solar... 
Título Original: Wear Sunscreen


Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, eu diria:"usem filtro solar". O uso em longo prazo do filtro solar, foi cientificamente provado. Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha própria experiência.
Eu lhes darei esse conselho:
Desfrute do poder e da beleza da sua juventude.


Oh, esqueça...
Você só vai compreender o poder e a beleza quando já tiverem desaparecido. Mas acredite em mim. Dentro de vinte anos você olhará suas fotos e compreenderá de um jeito que você não pode compreender agora quantas possibilidades se abriram para você e o quão fabuloso você era... Você não é tão gordo(a) quanto você imagina.

Não se preocupe com o futuro.
Ou se preocupe, mas saiba que se preocupar é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida, são aqueles que nunca passaram pela sua mente, tipo aqueles que tomam conta da sua mente às 4 horas da tarde de uma terça-feira ociosa.


Todos os dias faça alguma coisa que te assuste.
Cante.

Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável.
Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação aos seus sentimentos.

Relaxe.

Não perca tempo com inveja. Às vezes você ganha, às vezes você perde. A corrida é longa, e no final, tem que contar só com você.

Lembre-se dos elogios que você recebe. Esqueça dos insultos.
(Se você conseguir fazer isso, me diga como...)


Guarde suas cartas de amor.
Jogue fora seus velhos extratos bancários.

Estique-se.

Não tenha sentimento de culpa por não saber o que você quer fazer da sua vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam na vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que eu conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio.

Seja gentil com seus joelhos.
Você sentirá falta deles quando não funcionarem mais.

Talvez você se case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez você se divorcie aos 40.
Talvez você dance uma valsinha quando fizer 75 anos de casamento.
O que você fizer, não se orgulhe, nem se critique demais.
Todas as suas escolhas tem 50% de chance de dar certo. Como as escolhas de todos os demais.

Curta seu corpo da maneira que puder.
Use-o de todas as formas que puder.
Não tenha medo dele ou do que as outras pessoas pensam dele.
Ele é o maior instrumento que você possuirá.

Dance.
Mesmo que o único lugar que você tenha para dançar seja sua sala de estar.

Leia todas as indicações, mesmo que você não as siga.

Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se sentir feio.

Saiba entender seus pais.
Você não sabe a falta que você vai sentir deles quando eles forem embora pra valer.

Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com o passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca deixarão você na mão.

Entenda que os amigos vão e vem, mas que há um punhado deles, preciosos, que você tem que guardar com muito carinho.


Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e os obstáculos da vida, porque quanto mais você envelhece, tanto mais precisa das pessoas que te conheceram quando você era jovem.

More em New York City uma vez.
Mas mude-se antes que ela te transforme em uma pessoa dura.

More no Norte da California uma vez.
Mas mude-se antes de tornar-se uma pessoa muito mole.

Viaje.

Aceite algumas verdades eternas:
Os preços vão subir,
os políticos são mulherengos
e você também vai envelhecer.

E quando você envelhecer, você fantasiará que quando você era jovem:
os preços eram razoáveis,
os políticos eram nobres e
as crianças respeitavam os mais velhos.

Respeite as pessoas mais velhas.

Não espere apoio de ninguém.
Talvez você tenha um fundo de garantia.
Talvez você tenha um cônjuge rico.
Mas você nunca sabe quando um ou outro pode desaparecer.

Não mexa muito em seu cabelo.
Senão, quando tiver quarenta anos, vai ficar com a aparência de oitenta e cinco.

Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos.
Mas seja paciente com elas.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por um preço muito maior do que realmente vale.

Mas acredite em mim, quando eu falo do filtro solar.

Degelo dos pólos é mais acelerado do que o previsto

Aumento do nível do mar pode ser "significativamente maior"

2011-03-11
Níveis de degelo foram analisados através de imagens de satélite
Níveis de degelo foram analisados através de imagens de satélite
O gelo da Gronelândia e da Antárctida está a derreter a um ritmo mais acelerado do que as previsões feitas até agora, o que se vai repercutir num aumento maior do nível dos oceanos, revela um novo estudo feito através de imagens de satélites  da NASA.

Segundo o artigo publicado na revista “Geophysical Research Letters”, as camadas de gelo dos pólos estão a perder mais massa do que as dos glaciares das montanhas. As observações mostram que, em  2006, os pólos perderam uma massa combinada de 475  milhões de toneladas, em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em 1,3 milímetros anuais, enquanto as calotas das montanhas perderam 402 milhões de toneladas anualmente.
A NASA analisou dados dos seus satélites entre 1992 e 2009 e constatou que, a cada ano, durante este período, as camadas de gelo dos pólos perderam uma média combinada de 36,3 milhões de toneladas a mais do que no ano anterior, um valor três vezes superior ao degelo das montanhas.

"Queo degelo dos polos será a causa principal do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que os glaciares das montanhas", assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia, acrescentando que "surpreendente" é o facto de a maior "contribuição" dos pólos já estar a acontecer.

"As medições realizadas indicam que, se as tendências actuais continuarem, é provável que o aumento do nível do mar seja significativamente maior do que os níveis projectados em 2007"  pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, observou o investigador.

Primeiro registo do fim de uma população de pinguins na Antárctida
O aumento do degelo em consequência do aquecimento global é apontado como a principal causa do fim de uma pequena população de pinguins imperadores numa ilha da Antárctida ocidental, anunciou a  "British Antartic Survey".

Embora se soubesse que os pinguins estão a ser afectados com a diminuição do gelo, é a primeira vez que se documenta o desaparecimento total de uma colónia. Aparentemente, até 1970 esta população foi estável, mas em 1978 um relatório apontou um queda acentuada, uma tendência que se manteve. Em 2009, um avião deu conta de que a ilha se encontrava vazia, sendo que os investigadores não sabem se os  pinguins morreram ou se deslocaram para outro local.

Comer nozes baixa colesterol

Estudo norte-americano associa consumo do fruto à redução dos níveis de lípidos no sangue

2010-05-12
Noz pode ajudar a reduzir concentração de colesterol
Noz pode ajudar a reduzir concentração de colesterol
Comer nozes pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue, de acordo com um estudo publicado nos Archives of Internal Medicine da American Medical Association.

Liderado por Joan Sebate, da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, o estudo comparou indivíduos que não comiam nozes com os que ingeriam o mesmo fruto seco.

Durante a investigação foram analisados 25 testes realizados em sete países, envolvendo homens e mulheres entre os 19 e os 86 anos com níveis altos ou normais de colesterol.
A conclusão foi clara: as pessoas que comeram 67 gramas de nozes por dia registaram uma queda de 5,1 por cento da concentração total de colesterol e uma diminuição de 7,4 por cento na lipoproteína LDL-C, o colesterol de baixa densidade, conhecido como mau colesterol.

Os indivíduos com altos níveis de triglicerídeos que comeram nozes registaram uma queda de 10,2 por cento nos níveis de lípidos no sangue.

Barriga de cerveja é mito

Cientistas comprovam que consumo moderado
da bebida não provoca aumento de peso

2010-05-28
Consumo moderado de cerveja com ou sem álcool não aumenta peso
Consumo moderado de cerveja com ou sem álcool não aumenta peso
O consumo moderado de cerveja, tanto a tradicional como a sem álcool, não provoca um aumento de peso, nem sequer de modificações na composição corporal, segundo o estudo «Associação entre o consumo moderado de cerveja tradicional e sem álcool e a composição corporal», do Instituto Frío-ICTAN do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madrid.

Segundo Ana Veses Alcobendas, a autora do estudo, “tendo em conta o mito que o consumo de cerveja produz distensão abdominal, as conclusões do estudo indicam que o consumo moderado desta bebida fermentada de baixa graduação alcoólica não provoca aumento de peso, nem modificações na composição corporal”.
Um grupo de voluntários foi seguido durante dez semanas. Todos mantiveram os seus hábitos de vida e alimentação habituais. A única alteração foi referente ao consumo de bebidas habituais, em que todos consumiram cerveja tradicional ou sem álcool nos períodos determinados para o estudo.

Durante a primeira semana, todos os indivíduos tiveram de abster-se de qualquer consumo de bebidas alcoólicas. Nas quatro semanas seguintes e de forma aleatória, dependendo do grupo designado, os voluntários incluíram na sua dieta habitual cerveja tradicional ou sem álcool, na quantidade correspondente a um consumo moderado de álcool, ou seja, 20 a 24 gramas por dia para os homens (o equivalente a duas latas de 330 ml) e 10 a 12 gramas para as mulheres (uma lata por dia).

Pesos e medidas

Entre outros parâmetros, o estudo analisou a ausência de variação de peso, o índice de massa gorda e de massa corporal. Também se realizaram analises dietéticas e de actividade física e medições das circunferências corporais.

Consumo moderado não está relacionado com aumento do perímetro abdominal
Consumo moderado não está relacionado com aumento do perímetro abdominal
A conclusão foi clara: O consumo moderado de cerveja não modifica a circunferência do braço, ancas nem da cintura.

Segundo o Centro de Informação Cerveja e Saúde espanhol, esta investigação confirma outra realizada por Ascensión Marcos em 2002, que também comprovou que o consumo de cerveja não modifica os hábitos alimentares dos voluntários que se submeteram ao estudo.

Outros estudos, outros factores

Outros estudos já tinham garantido que o consumo desta bebida não se traduz num aumento da circunferência da cintura e deste modo, a investigação «A cerveja e a obesidade: um estudo transversal» publicada no European Journal of Clinical Nutricion, assinala que é improvável que a ingestão habitual de cerveja esteja relacionada com um aumento significativo do índice de massa corporal.

No entanto, estas investigações apontam outros factores, como o estilo de vida sedentário, os hábitos alimentares incorrectos e a genética, como a variante DD do gene na enzima conversora de angiotensina, como favorecedores da obesidade abdominal.

Bebida cem por cento natural

Na apresentação o estudo, em Cádis, o presidente da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação, Jesús Román, susteve que já se demonstrou que o consumo moderado de cerveja (3 copos para os homens e dois para as mulheres) pode ter efeitos positivos para o organismo, “sempre que se trate de indivíduos adultos e saudáveis”, já que a bebida é elaborada com ingredientes naturais (agua, cevada e lúpulo), além de ser uma das poucas bebidas que contém vitaminas e minerais de forma natural.

Popeye tinha razão!

Espinafres aumentam eficiência muscular

2011-02-02
Estudo foi realizado na Suécia
Estudo foi realizado na Suécia
O Popeye tinha razão quando dizia que a sua força provinha dos espinafres. O famoso marinheiro, sempre que queria fortalecer os músculos,  “engolia” uma lata desta hortaliça, ficando de imediato com os seus bíceps sobrevalorizados.

O efeito não é instantâneo, como acontecia com a personagem criada em 1929, mas um estudo publicado  na revista "Cell Metabolism" revela que comer um prato de espinafres todos os dias aumenta a eficiência muscular.

Segundo o artigo, que faz capa da publicação científica,  o consumo de 300 gramas de espinafres reduz em cinco por cento a quantidade de oxigénio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.
Embora esta hortaliça seja rica em ferro, não é este elemento o mais benéfico para a massa muscular, mas os nitratos, que chegam com mais eficiência às mitocondrias, que produzem energia nas células.  "É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

Ao longo de três dias, o investigador  deu a um grupo de voluntários suplementos puros de nitrato numa quantidade equivalente à de um prato de espinafres.

Antes e depois desta dieta, os voluntários pedalaram numa bicicleta ergométrica enquanto o consumo de oxigénio era medido, tendo-se verificado que foi entre três e cinco por cento menor no final. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que o Popeye tinha razão", comentou o especialista.

De bem com o Fígado

Existem alimentos que podem regenerar o fígado

Nutricionistas brasileiros sugerem nutrientes e combinações

2011-03-11
Ingerir excesso de álcool, exagerar na ingestão de hidratos de carbono, principalmente na forma de açúcar ou doces, consumir enchidos ou mais gordura do que o necessário são pequenas causas que têm efeito no nosso fígado.

Algumas das consequências podem ser dores de cabeça ou outro tipo de mal-estar, mas existe a possibilidade de regenerarmos esse nosso órgão que é o mais afectado pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos impróprios. Segundo um estudo de um grupo de nutricionistas brasileiros, se consumirmos durante dois dias alguns alimentos, poderemos recuperar a saúde do nosso fígado.
Os nutricionaistas sugerem até alguns alimentos e combinações para o efeito. Um dos nutrientes que tem a função de limpar o fígado é o enxofre, presente principalmente em vegetais mais escuros, como a couve, os brócolos e o agrião. Um sumo de agrião e couve pode ser tomado duas vezes ao dia e tem efeitos surpreendentes.

Aminoácidos como a leucina, encontrado em carnes magras, por exemplo, ou a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão-de-bico também fortalecem as enzimas que limpam o organismo e ajudam a regenerar o fígado. Um estudo já divulgado pelo Instituto Nacional de Investigação Agronómica (Inra) francês reforça que uma maior presença de leucina na alimentação contribui para reduzir a perda da massa muscular durante a velhice.

A fruta também tem um potencial anti-inflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como couve roxa ou beterraba também contribuem igualmente para que este órgão fique mais limpo. Ainda alimentos, que tem alcalóides, como a rúcula, almeirão, mostarda e agrião são desintoxicantes. A substância também está nos chás: chapéu de couro, carqueja e boldo. A canela tem a capacidade de acelerar o metabolismo e reduzir o açúcar no sangue.

Vida "eterna".

Cientistas conseguem inverter relógio celular

Técnicas de rejuvenescimento não precisam de células embrionárias

2011-03-11
Crescimento de células pode ser controlado.
Crescimento de células pode ser controlado.
Uma equipa de investigadores da Universidade Central de Taiwan obteve um importante avanço científico em relação a técnicas de rejuvenescimento celular. Os cientistas inverteram o relógio celular com a injecção de genes.

O grupo de trabalho da universidade e do Hospital Geral Cathay injectaram quatro genes (Out4, Sox2, Klf4 e c-Myc) em células maduras – consideradas "a chave da vida", segundo um dos investigadores do Hospital de Cathay, Ling Qingdong. A medida permitiu que o relógio celular regredisse e voltasse ao início, a um estado semelhante ao da fertilização.
A técnica não exige a injecção dos genes em vírus, o que evita a contaminação, e não necessita de células embrionárias, acrescentou Ling. As experiências tiveram êxito de 0,3 a um por cento – o que significa que ainda é necessário fazer muita mais investigação antes de serem aplicadas em técnicas de rejuvenescimento, disse o professor Akon Higuchi, da Universidade Central de Taiwan.

A equipa informou ainda que desenvolveu um método capaz de recolher rapidamente células estaminais, uma técnica que poderá um dia ser usado no tratamento da leucemia, segundo reportaram.

O processo consiste em usar uma estrutura cúbica, uma membrana celular nanométrica que pode filtrar e poder recolher células estaminais em 1/10 do tempo normal. Esta técnica também ajuda a aumentar a velocidade a que crescem células estaminais cultivadas até pelo menos seis vezes mais. As células do cordão umbilical não existem em grande quantidade, ao nível de armazenamento, e, por isso, quanto mais rapidamente forem recolhidas, mais devagar irão envelhecer, sustentou Qingdong.

Atlântida.

Americanos dizem ter encontrado réplica da Atlântida

Metrópole pode ter sido destruída por um tsunami

2011-03-15
Primeiros relatos conhecidos sobre a Atlântida são de Platão
Primeiros relatos conhecidos sobre a Atlântida são de Platão
Uma equipa de geólogos e arqueólogos americanos diz ter encontrado as ruínas de um memorial da cidade perdida de Atlântida na zona de Cádiz, sul de Espanha. De acordo com o documentário "Finding Atlantis", no qual a descoberta foi apresentada, esta metrópole pode ter desaparecido graças a um tsunami que a destruiu há nove mil anos.

"É difícil perceber como um tsunami foi capaz de 'varrer' cem quilómetros de terra, mas foi isso que aconteceu",
frisou Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos, que liderou a investigação.

Freund localizou a metrópole a 96 quilómetros da costa, nos pântanos do Parque Nacional de Doñana. Contudo, esta descoberta parece não corresponder à Atlântida original, mas a uma cidade feita à sua imagem por sobreviventes da primeira.

Através de imagens de satélite, a equipa suspeitou de uma cidade submersa naquela localização. Para solucionar este mistério, os investigadores recorreram, entre 2009 e 2010, a radares, cartografias subaquáticas e outras tecnologias e constataram que a cidade que encontraram era feita à semelhança da Atlântida.

Os especialistas querem agora fazer novas escavações neste local para estudar mais a fundo as formações geológicas e os artefactos que lá existem.

De Platão à actualidade

Os primeiros relatos da mítica Atlântida datam de há 2400 anos, quando Platão descreveu-a como "uma ilha situada em frente ao estreito chamado de Pilares de Hércules", denominação do Estreito de Gibraltar na antiguidade.

Apesar dos relatos do filósofo grego dizerem que esta "desapareceu de um dia para o outro nas profundezas do oceano", a dúvida sobre a existência desta metrópole persiste há milhares de anos. Já em 2004 e em 2009 outros investigadores disseram tê-la encontrado no Chipre e perto das Canárias, respectivamente.